FARMÁCIA VITÓRIA PROPAGANDA

Rio real em

terça-feira, 9 de abril de 2013

Rio Real na luta contra as endemias!!!

Ao longo do tempo Rio Real tem lutado contra a dengue. E nesse inicio de gestão do prefeito Orlando do banco não está sendo diferente. Os trabalhos tem sido a cada dia mais ampliado para a conquista de índices de infestação cada vez mais baixos. 
                                   
Varias atividades são realizadas, a exemplo da coleta de pneus que acontece constantemente, retirando esse material que é o principal criadouro do aedys aegypt (mosquito da dengue)
                                 
Visitas domiciliares para inspeção e tratamento dos depósitos focados e captura de larvas do inseto.
Só neste início de ano já foram trabalhados mais de dezesseis mil seiscentos e trinta e cinco imóveis(16,635)
foram tratados com o uso de larvicida temefós mais de doze mil imóveis(12,000) evitando assim a formação de focos e a eliminação dos mesmos.

                               
Em Rio Real nesse inicio de ano os agentes inspecionaram sob a supervisão de técnicos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) mais de sete mil e nove centos imóveis (7,900) e nesses imóveis foram coletados duzentos e três(203) amostras (FOCOS) sendo que dessas apenas cento e oitenta e cinco (185) foram positivas para mosquito da dengue.
Dos mais de dezesseis mil(16,000)  imóveis trabalhados em cento e setenta(170) deles  foram encontrados focos o que gera um índice de infestação de dois ponto doze por cento (2,12%) um índice que está dentro do esperado pela Fundação Nacional de Saúde
                       
Em Rio Real os agentes rompem barreiras no combate a doença e ao mosquito enfrentando terrenos baldios cheios de matos e inspecionando um a um para que tudo saia perfeito.

Das ações realizadas e preconizadas pelos gestores das ações de combate as endemias o setor dengue, realiza o tratamento focal que consiste em tratar os depósitos de água a base de larvicida para a eliminação das larvas e ovos do mosquito, visitas a pontos estratégicos que são realizadas quinzenalmente, os pontos estratégicos são locais que facilitam a entrada e saída do mosquito como por exemplo: Borracharias, cemitérios  oficinas de grande porte, beneficiadoras, rodoviária e etc. Realização de palestras em escolas, bairros povoados enfim. 
Os agentes de combate as endemias estão capacitados para combater diversas doenças como por exemplo doença de chagas que tem seu vetor o inseto conhecido como barbeiro. Os agentes Paulo e Willame que trabalham diretamente com a doença de chagas, visitam principalmente povoados, educando as pessoas a respeito da enfermidade e direcionando ações importantíssimas para o combate ao vetor. 
Edinaldo Nascimento e Willame Trindade                   
Trabalha-se também no combate a esquistosomose uma doença muito conhecida em nossa região. Diariamente a equipe de esquistosomose visita os imóveis distribuindo coletores. A realização de exames com laboratório próprio do combate as endemias. São distribuídos por dia mais de cem coletores para amostras e imediatamente no dia seguinte recolhido para a realização da leitura ara constatação ou não da verminose.
                
Os agentes também receberam treinamento para o combate ao leishmaniose (calazar) doença que já vitimou muitos realenses todos tendo a cura.

                      
A leishmaniose se trabalha da seguinte forma: Os agentes visita os imóveis realizando exames imediatos nos cães, eles que na zona urbana são os principais hospedeiros podendo assim repassar a doença para os humanos. 

Saiba mais sobre a leishmaniose nesse vídeo acima.
O combate as endemias em nosso município acontece com agilidade, criatividade e compromisso. Sob a coordenação da senhora Eunádia e supervisão geral da Funasa na pessoa do Senhor Orlando da Silva, 
Eunádia (coodenadora)                   
atendendo o preconizado pelos órgãos estaduais e federais de saúde. A luta contra as endemias continua diariamente e conta com trinta agentes divididos nas campanhas anteriormente citadas levando á comunidade mais tranquilidade e conforto ao saber que existem profissionais trabalhando na saúde preventiva evitando assim a entrada desses males em nossa bela Rio Real. 

Edinaldo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário