Suas margens são belas e o verde ainda predomina, porém, a preza hoje não serve mais de balneário livre, a parte que era construída de alvenaria e servia de piscina foi destruída e no local deu lugar a uma cisterna para moradores do local
Em sua cabeceira o lixo insiste em permanecer levando contaminação para o lago que durante muitos anos serviu para o abastecimento dos lares realenses e serviu para saciar a sede da nossa gente. Segundo informações pelo menos cinco por cento da água que consumimos ainda vem de lá e é perceptível o trabalhar da bonda o que significa que de lá ainda sai água para os nossas casas.
A esquecida preza, mãe de todos nós, fonte das belas águas que nos saciou e nos sacia a sede e que não mora no coração dos que dizem que podem . Nos dias festivos de eventos que se falam de meio ambiente dezenas de estudantes vão ao nosso reservatório no coração da cidade, mas, passado a data todo mundo esquece e ela permanece lá necessitando de cuidados, de atenção, de carinho.
Ficamos absolutamente perplexos e sem entender porque um manancial desse no interior da zona urbana da terra da laranja permanece assim! De certo é o falso olhar de quem tem nas mãos o poder e não tem condições financeiras ou mesmo de sensibilidade para dizer que a nossa preza não pode morrer. Queria eu poder viver de filosofia quando a realidade mata, e os nossos lagos e lagoas morrem aos nossos pés em um período onde o grito do planeta é por água.
De cima podemos perceber que ainda existe uma esperança, ainda existe uma possibilidade, ainda existe uma chance; uma chance chamada querer, chamada olhar, chamada sensibilizar, chamada lutar. Esperamos enfim que a vida refloresça e permaneça, sempre ao lado das belas águas conservadas nesse imenso manancial esquecido que se faz mais bonito a cada amanhecer!!!
Minha preza eu amo você! e quem há de te proteger??? De certo eu mesmo com as garras das minhas lágrimas, com a fúria romântica do meu coração, com a força da minha incapacidade de fazer e com o berro do meu gritar. Pelo amor de DEUS vamos cuidar da preza
Nenhum comentário:
Postar um comentário