Os agentes de combate as endemias sob a supervisão do Senhor Péricles que é supervisor geral da Fundação Nacional de saúde (FUNASA) vem ao longo do tempo desenvolvendo um treinamento para o combate da leishmaniose doença que é transmitida de cães para homens através da picada de um mosquito.
Já executando serviços de campo os agentes vem desenvolvendo esse trabalho no bairro Salgadeira, um dos mais populosos do município. Neste referido bairro três cães foram encontrados portadores da doença.
Segundo Péricles muitos cães já foram examinados e só três foram realmente positivos, o que não significa que estes já serão eliminados. _As amostras serão levadas para o LACEM (laboratório de referência) para a real constatação e em seguida se confirmados forem os cães serão conduzidos para a eutanásia.
Visando proteger os humanos os cães portadores de leishmaniose são sacrificados embora haja uma discussão muito grande sobre o assunto.
A leishmaniose é uma doença causada por protozoários parasitas que pertencem ao gênero Leishmania''''e é transmitida pela picada de certas espécies de flebotomíneos (subfamília Phlebotominae). Dois gêneros Leishmania''''transmitir aos seres humanos.
Os sintomas da leishmaniose
Os sintomas da leishmaniose são feridas na pele que surgem semanas ou meses depois que a pessoa afetada é mordido por flebotomíneos. Outras conseqüências, que podem se manifestar em qualquer lugar de alguns meses a anos após a infecção, incluem febre danos, para o baço e do fígado e anemia. Existe também a leishmaniose visceral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário