O OLHAR DE EDINALDO NASCIMENTO SOBRE O QUE ACONTECEU NA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES VEJAM!!!
Depois de um longo período de descanso ontem a tarde(20-2-13) começaram os trabalhos da câmara municipal de vereadores, transmitido pela Real FM 89.1. Novos e antigos edis todos devidamente engravatados como manda o figurino emitiam os seus discursos em "prol da sociedade."
Zelito cabeleireiro apenas agradeceu e aos eleitores, falou pouco e logo pronunciou a tão sonhada palavra costumeira: TENHO DITO SEU PRESIDENTE.
Já o vereador Bosco mostrou a cara da oposição! Descascou a banana e o abacaxi e na primeira sessão já mostrava para que veio. Criticas duríssimas e cobranças para execução de serviços em cinquenta dias que não tiveram condições de serem realizadas em uma gestão inteira. Criticou a saúde pedindo a abertura da UPA (unidade de pronto atendimento), ressaltou que os capins crescem nas ruas esclarecendo criticas feitas a gestão anterior pelo uso do RAMDAPE (herbicida). Falou dos galpões da feira algo que vem se arrastando a muito tempo sem nenhuma solução durante o governo CARROÇA, uma pequena reforma que nunca acontece. Bosco como agora oposição já se mostra um ferrenho defensor da própria oposição visto que algumas das suas criticas não defende o povo por criticar a atuação do governo ORLANDO por heranças malditas deixadas pelo anterior. Bosco afirma que um único carro coletor que havia na cidade é mais forte que os dois que agora estão como se precisamos de carretas para a coleta de lixo domiciliar . Um discurso de defesa de gestor anterior assim entendi, a saudade bateu mais forte!!!
Jan da laranja por sua vez, com voz tremula sinalizando nervoso por usar aquele microfone pela primeira vez, partiu em defesa da situação. Disse Jan que a casa que será utilizada como creche no bairro campão já foi alugada. Informou que ficou uma herança de um milhão e vinte mil no INSS Esclareceu ainda que se a UPA não funciona se dá por questões burocráticas que deveriam ser resolvidas na gestão anterior.
Nino de Zé Bonfim demonstrou prudência e esclareceu que fofocas que envolvem seu nome no que se diz respeito a voltar a ser situação são mentiras. Elogiou o tratamento a ele oferecido pelo prefeito atual e exige urgentemente a escolha do líder do governo na casa, para assim direcionar pedidos e cobranças especificas. Nino ressaltou o cuidado com o dinheiro público. Emitiu criticas a TATIANA GÓES que segundo o vereador até então não tem cargo nenhum na secretaria municipal de saúde. NINO destacou a presença da imprensa no local, pedindo cuidado com o que se diz e se posta visto a grandiosidade da importância desse meio de comunicação.
Manoel França falou da responsabilidade do presidente da câmara. Relembrou acordo politico para que Ramalho se tornasse secretário de transporte dando o lugar de vereador ao seu companheiro Ricardo do Loreto, elogiou o trabalho de Ramalho e informa desejar que os trabalhos da Câmara sejam também transmitidos pela Rádio Difusora. O vereador deixa claro que não está ali para atrapalhar o trabalho da prefeitura e sim para ajudar. Diz ainda que vai cobrar a total iluminação da Avenida Ayrton Senna no bairro salgadeira e uma coisa muito importante vai lutar para que SEJA FERIADO PARA AS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER assim falou Manoel França.
Ninho de vivi um atuante vereador, marcava presença e atentamente ouvia os seus colegas com um semblante que misturava sentimentos de alegria por ali e estar e revelava preocupação pelo desafio de uma nova batalha.
Cheiro Brás enfatizou também a ausência de cargo para Tatiana Góes que é filha de Dr João Rodrigues de Góes e irmã do secretário de saúde Junior Góes. Cheiro pediu sorte para o prefeito e desejou que em sua gestão tudo possa correr bem. Falou da da água do nosso município informando que as cisternas estão secando revelando o medo de um colapso.
Lelis da tropical fez a lição de casa. O novo vereador arrancou do bolso do paletó um papel (cola) e em poucos minutos disse tudo que gostaria. Em suas palavras pediu para que com urgência fossem adquiridas cestas básicas, visto que o município decretou estado de emergência!
Tonho de Thomé sempre eloquente e brincalhão foi logo agradecendo a DEUS e informando que o seu mandato bem como o dos demais vereadores pertencem ao povo e é para o povo que continuará trabalhando. Elogia os colegas que criticaram e já nesta sessão cobraram e declará que lutará pela iluminação da região da preza.
Vereador Kekeu, agora presidente da câmara, fala do dever e da obrigação de vereadores e prefeito. Faz duras criticas ao sistema de saúde que segundo ele não está funcionando. Em reunião neste mesmo dia diz o presidente que a maioria deseja mudar o dia das sessões ordinárias que se assim for desejo dessa mesma maioria será as segundas feiras das nove as treze horas. A comunidade poderá acompanhar pela internet, pelo celular através da rádio enfim. Esta foi uma discussão que não acabou, ficando assim para a próxima semana.
Braulio Patrício garante que a saúde não vai bem. _O prefeito demorou de mais conversar com os médicos e eles foram embora, perdemos excelentes profissionais informou e vereador. Afirmou ainda que nenhum dentista está trabalhando por falta de material. Braulio pediu apoio para a policia ressaltando o medo que que o delegado vá embora. Disse que em conversa com o delegado o mesmo o informou que não tem nenhum apoio da prefeitura. Pediu apoio também para os estudantes que viajam para outras cidades para se especializarem. E assim conluio suas palavras na primeira sessão ordinária de dois mil e treze.
Ricardo do Loreto falou da visita do prefeito ao povoado Loreto. Informou que uma casa será alugada para que a tão sonhada creche do respectivo povoado possa enfim existir.
o vereador Fernando Brás por razões que desconhecemos, não se fazia presente na sessão.
Todos os vereadores entusiasmados com palavras que estabelecem por eles a luta pela comunidade, com garantias que será democratizada as sessões com transmissões pela internet e rádio e com o desejo de que a tradição retorne com as reuniões dos edis sendo as segundas feiras , assim terminou a primeira sessão ordinária da Câmara municipal de vereadores de Rio Real no estado da Bahia
Rio Real 20 de fevereiro de 2013 afinal janeiro já passou!!!
Edinaldo Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário